Definindo classes em C# – Parte 5

Passagem de parâmetros: Os modificadores in/out/ref

Ao criamos parâmetros em métodos na linguagem C#, por padrão estes parâmetros são passados por valor, ou seja, se os valores dos parâmetros forem alterados durante a execução do método, a mudança não será refletida na variável passada por parâmetro. Este comportamento é atribuído ao modificador de parâmetro in, e é implícito, não precisa ser informado.

public void Metodo1(int p1)
{
     p1 = 1000;
}

No exemplo acima, mesmo que o parâmetro p1 fosse alterado dentro do método seu valor externamente não seria modificado. Este comportamento pode ser alterado utilizado os moficadores ref e out.

O modificador ref

O parâmetro ref permite a passagem de valores por referência. Neste caso, os valores modificados dentro do método refletem para o bloco de código que fez a chamada. Na utilização, o operador ref é necessário tanto na declaração do parâmetro como também na chamada do método. E ainda o uso do ref requer que a variável a ser passada como parâmetro seja inicializada antes de passar sua referência. No exemplo abaixo, a variável valor é inicializada com o valor 1000, e depois é enviado por referência ao método.

double valor = 1000.00;
Metodo2(ref valor);

...

public void Metodo2(ref double p1)
{
     p1 = 0;
}

O modificador out

A diferença entre o modificador out e o ref, é que o out permite a passagem de uma variável não inicializada por parâmetro, o que não é permitido em parâmetros do tipo ref.

double valor;
Metodo3(out valor);

...

public void Metodo3(out double p1)
{
     p1 = 1000;
     ...
     ...
}

Outra difrença no uso do modificador out, é que o parâmetro obrigatoriamente deve ter um valor atribuído dentro do método, antes de deixá-lo. No exemplo acima, o parâmetro p1 recebe o valor 1000.

Um método naturalmente só pode retornar um valor através da palavra reservada return. Um prática comum é usar parâmetros out para retornar vários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *